Engenharia de transportes: entendendo mais sobre o trem-bala

Escrito por: Letícia Gabriela Silva Barros

Sabemos que um engenheiro civil pode trabalhar em diversos ramos, a parte da engenharia de transportes é uma delas. Os transportes são considerados recursos que permitem o deslocamento de pessoas e/ou cargas. Nesse texto iremos focar nos modais de transportes terrestres, em específico os trens.

Evolução dos meios de transporte:

Os engenheiros buscam desde sempre alternativas que sejam eficientes, sustentáveis e mais práticas.  No século XIX, o trem foi um meio de transporte que se tornou popular após inúmeras tentativas de seu desenvolvimento. O engenheiro civil, George Stephenson, ficou famoso por seu projeto histórico: a locomotiva a vapor. Inicialmente era um transporte com baixa velocidade, tornando a viagem insegura devido aos roubos que aconteciam. Com o avanço tecnológico, durante a Revolução Industrial, o engenheiro e arquiteto Isambard Kingdom Brunel, ganhou notoriedade por revolucionar a tecnologia dos transportes, criando as ferrovias. A estrada rodoviária Great Western Railway interliga Bristol a Londres, foi uma das invenções de  Brunel, esses trilhos de trem permitiam uma velocidade maior, aumentando a segurança.  Em 1896, o trem que antes era movido a vapor passou a ser tracionado por diesel, graças ao engenheiro Rudolf Diesel. Depois, surgiram os metrôs, trazendo mais dinamicidade e agilidade. Então, em 1964, foi lançado um projeto revolucionário, o famoso trem-bala.

O trem-bala surgiu no Japão, e o seu nome se refere a “bala” justamente pela alta velocidade que esse meio de transporte consegue chegar. Esse tipo de trem utiliza uma tecnologia de levitação magnética ou Maglev, como é mais conhecida. Isso significa que o trem literalmente flutua sobre os trilhos, isso acontece devido ao uso de imãs extremamente fortes. A primeira viagem nesse transporte aconteceu na estação de Tóquio às 6 da manhã, com o intuito de chegar em Osaka, 513 km distante do ponto inicial. A viagem durou 4 horas, uma economia de 2 horas comparada ao tempo que antes era levado para fazer esse deslocamento. Desde então, os trens-bala foram ganhando força e avançando tecnologicamente, tendo a capacidade de ultrapassar velocidades de 400 km/h.

Imagem 1: Distância percorrida pelo primeiro trem-bala

Fonte: Via Trobelus

Projetos de Trem-bala

Novos projetos de trem estão apenas no papel ou em sua fase inicial de execução. A Argentina e a Colômbia são dois países da América do Sul que mostraram bastante interesse em adotar esse tipo de meio de transporte, porém os projetos deram uma pausa.

A dúvida que fica é: E o Brasil?

Será que o Brasil já pensou em adotar esse meio de transporte? A resposta é sim!

Em 2012, fizemos uma postagem aqui no nosso blog com o seguinte título: “Trem-bala brasileiro deve ser entregue até junho de 2020”. O projeto tinha o intuito de fazer uma rota que ligava o Rio de Janeiro até Campinas. Infelizmente estamos em 2021 e não temos trem-bala no Brasil.

Existem cerca de quatro projetos de implementação de trem-bala no Brasil, o primeiro seria o que foi citado acima que tem um trajeto de quase 1000km e seu percurso seria completo em menos de duas horas. Os outros projetos tinham o intuito de ligar Brasília a Goiânia, Belo Horizonte a Curitiba e Campinas até o Triângulo Mineiro. Porém, assim como o TAV Rio de Janeiro-Campinas, foram projetos que não saíram do papel. O fato de não ter avançado nos projetos brasileiros é uma pena, pois pode trazer muitos benefícios, como avanços econômicos e sociais com a geração de muitos empregos no período de construção e tecnologias que sejam mais adequadas ao meio ambiente, além da diminuição dos acidentes que são tão comuns nas rodovias.

O questionamento que deixo para você é: Será que ainda teremos trens-bala no Brasil até 2050?

Referências:

Evolução dos transportes. Meios de transportes. Disponível em: <https://meios-de-transporte.info/evolucao-dos-transportes.html>. Acesso em: 12 de julho de 2021.

OLIVEIRA, Wendell. Viajar de trem-bala: velocidade, preço das passagens e destinos pelo mundo.  Melhores destinos. 28 de outubro de 2020. Disponível em: <https://www.melhoresdestinos.com.br/trem-bala.html>. Acesso em: 12 de julho de 2021.

Faculdade de Tecnologia. Engenharia de transportes. Disponível em: <https://www.ft.unicamp.br/pt-br/graduacao/cursos/etr>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

Trem-bala brasileiro deve ser entregue até junho de 2020. Construção Civil PET. Civilização Engenheira. 26 de novembro de 2012. Disponível em: <https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2012/11/26/trem-bala-brasileiro-deve-ser-entregue-ate-junho-de-2020/>. Acesso em: 13 de julho de 2021.

Deixe um comentário