Alternativas criadas na pandemia: o Movimento PET Civil Brasil como forma de integrar e capacitar

Escrito por: Raul Victor Grangeiro Queiroz.

Com o atual cenário, originado pela Crise do novo Coronavírus, o mundo corporativo acabou perdendo a sua rotina e o seu ritmo de lidar com as suas respectivas atividades. A partir disso, muitas empresas e demais grupos institucionais perceberam a necessidade de se reinventar e buscar alternativas para amenizar os impactos proporcionados por esse mal.

Dentro desse contexto, muito se discutiu sobre a adaptação de atividades comumente presenciais que tiveram de ser repensadas para que pudessem ser mantidas em um cenário de formato remoto que, inicialmente, não se tinha noção de quanto tempo duraria. A previsão desse período para muitos era de aproximadamente 15 dias, e hoje já estamos com 17 meses.

O Movimento PET na pandemia: como se deu?

O Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (PET Civil UFC) é um exemplo de grupo que sentiu essa necessidade de reinvenção, uma vez que, durante o início da pandemia, não era possível utilizar do campus universitário, o qual sempre foi o principal local de atuação dos membros. Desse modo, o grupo se viu no desafio de estudar as possibilidades de mudanças para as atividades que estavam sendo realizadas no momento em que a quarentena nacional foi declarada.

O Movimento dos Programas de Educação Tutorial enquadra praticamente todas as universidades públicas do Brasil e, como se imagina, o PET Civil UFC não foi o único grupo que percebeu essa necessidade. Ao iniciar o cenário atual, de modo a trazer melhorias para as suas atividades, os PET’s passaram a tornar mais comum a troca de experiências entre os grupos, na finalidade de os integrar e capacitar.

O CONPET Civil como a primeira oportunidade de integração entre os grupos PET de Engenharia Civil

Antes do cenário pandêmico, esse intercâmbio de ideias já existia, porém, não na mesma intensidade. De 2014 a 2019, o Congresso Nacional dos Grupos PET de Engenharia Civil (CONPET Civil) ocorreu com o objetivo de promover a interação entre os tutores e membros participantes do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Civil de todo o país, visando a troca de experiências e conhecimentos nessa comunidade. A ideia de um evento nacional voltado somente para os grupos do curso surgiu em um outro congresso do movimento PET que compõe os demais cursos, a nível nacional, que se realizou em Recife – Pernambuco, no ano de 2013. Naquela época, o grupo da Universidade Federal de Juiz de Fora (Minas Gerais) assumiu a organização do evento, realizado pela primeira vez no ano de 2014, sendo um verdadeiro sucesso. Em razão disso, o evento obteve continuidade e, no ano seguinte (2015), a responsabilidade de organizá-lo ficou com os membros da Universidade Estadual de Maringá; valendo ressaltar que a cada ano até 2019 a quantidade de grupos PET que participam do congresso aumenta, proporcionando uma maior visibilidade para essa atividade integrativa.

PET Civil UFC no V ConPET Civil (Ouro Preto – 2018).

Entretanto, visto que a pandemia da Covid-19 foi e continua sendo um empecilho para que atividades presenciais como essa ocorram, foi preciso analisar uma melhor forma de deixar de lado o CONPET Civil no ano de 2020 sem que os grupos PET perdessem o caráter integrativo que vinham tendo no decorrer dos anos. Dessa forma, já que todos os grupos que compunham o referido congresso estavam mantendo as suas atividades no formato remoto, surgiu a ideia de desenvolver uma atividade online que tanto integrasse, quanto capacitasse os participantes da comunidade PET Civil do Brasil.

Construindo Competências: o pontapé inicial para a criação de um Movimento

Nessa ideia, os grupos mais atuantes pensaram bastante e tentaram aproveitar ao máximo os recursos que boa parte da comunidade nacional do curso de Engenharia Civil era conectada. E foi a partir disso que surgiu o Construindo Competências, um evento síncrono que teve como objetivo principal promover capacitações aos participantes, por meio de minicursos, palestras e rodas de acolhimento ministrados pelos próprios petianos (assim chamados os discentes do movimento PET). Para o desenvolvimento da atividade, 14 grupos de universidades distintas se organizaram a fim de realizar uma estruturação que atendesse os reais objetivos do evento. Nessa perspectiva, os petianos decidiram criar comissões de modo a obterem maior produtividade ao desenvolver o momento capacitador. Após isso, os trabalhos em prol da atividade se deram totalmente no modo online, já que essa era a única forma de comportar a quantidade de grupos PET que compunham a equipe de organização da época. Essas comissões criadas tinham como objetivo compor toda a realização do evento, pensando na sua identidade visual, no seu conteúdo e principalmente em como preparar uma infraestrutura que abordasse todas as necessidades presentes. 

E nesse momento você deve estar pensando se não existiu algum outro empecilho no desenvolvimento do evento, já que os organizadores não se conheciam e o pouco contato que tinham era de forma virtual, por meio de plataformas de reunião e grupos de WhatsApp. 

Você possivelmente está certo. Não foi fácil, assim como o início de toda atividade que é inaugurada por nós, petianos, em nossos respectivos grupos. Contudo, a equipe responsável da época entendeu que como muitas pessoas estavam literalmente paradas, ou seja, com o tempo ocioso, por que não unir o útil ao agradável, considerando que os grupos PET participantes já possuíam uma experiência em atividades de Ensino? Não é atoa que este é um dos pilares do Programa de Educação Tutorial.

E mesmo com todas as dificuldades, sendo elas esperadas ou não, o evento se deu da melhor forma possível, em uma quantidade média de aproximadamente 400 pessoas por cada atividade ministrada e um número de certificados disponibilizados próximo a 4000 unidades, em uma programação que ocorreu entre os dias 10 e 15 de agosto de 2020.

Vale dizer, também, que o evento Construindo Competências foi aberto ao público geral, não se limitando apenas aos estudantes da área central do movimento, que é a Engenharia Civil.

Se você parar pra pensar, é um alcance muito alto, né? E realmente é. Uma das coisas que foram pensadas no processo de criação do evento foi a possibilidade de o seu alcance não ser tão alto devido ao grande número de atividades semelhantes que aconteciam durante o período e muitas das pessoas já estarem cansadas, ou melhor, saturadas. E, pelo visto, o Construindo Competências se sobressaiu.

O PET Civil Brasil não apenas como uma comunidade, mas como um Movimento

Como dito anteriormente, a ideia da comunidade dos grupos PET Civil do Brasil era desenvolver uma atividade que tivesse como objetivo não só capacitar os seus participantes, mas também os integrar de forma mais precisa. Partindo disso, como o evento de capacitação, o Construindo Competências, entregou um retorno positivo (até mais do que o esperado), a possibilidade de criar um evento de integração não parecia uma má ideia, né? 

Levando isso em consideração, foi criado um evento que atendesse a esse objetivo, organizado pela mesma equipe da atividade capacitadora. Inicialmente, os organizadores pensaram em uma forma de deixar tal evento com o caráter integrativo que ele precisava ter. 

A ideia do nome Construindo Competências traz muito sentido à proposta do evento, já que este apresenta um caráter mais capacitador. Para o outro evento, essa mesma estratégia foi pensada, mas nenhum nome entregou um nível de sentido mais coerente em relação ao que se utiliza hoje.

Bom, se a comunidade nacional dos grupos PET Civil do Brasil procurava fortalecer essa troca de experiências entre as diferentes universidades, não teria outro nome mais característico do que simplesmente PET Civil Brasil. Com isso, o que antes era apenas uma comunidade passou a ser também um evento completamente estruturado e pensado na melhor forma de levar uma programação que integrasse os petianos independentes das suas regiões. 

A estruturação do evento PET Civil Brasil, ocorrido em 14 de novembro de 2020, se deu na mesma estratégia que o evento Construindo Competências, no entanto, as comissões, divididas entre 13 grupos atuantes, foram reorganizadas, em razão de as atividades apresentarem propostas diferentes, além de ser considerada a importância da rotatividade de membros entre as funções nos eventos. Assim, o PET Civil Brasil pôde ser realizado de forma síncrona e em apenas um dia, diferente do outro evento. Sua programação contou com salas onde os participantes podiam trocar experiências vividas dentro do seu PET, além dos momentos de desafios entre eles. Além disso, para contextualizar com o momento vivido, palestras relacionadas à temática da Saúde Mental foram ministradas, na finalidade de tornar o momento mais leve e até mesmo auxiliar os membros da comunidade a lidarem melhor com o cenário naquele momento.

Diferentemente do Construindo Competências, o PET Civil Brasil não foi aberto ao público geral, se limitando apenas aos grupos PET do curso de Engenharia Civil do Brasil, já que o momento obteve caráter totalmente de integração e troca de experiências.

Mesmo assim, o evento contou com a participação de 21 grupos PET Civil, em um total de 150 participantes, outro verdadeiro sucesso desenvolvido pela comunidade a qual ele pertence.

O momento posterior aos eventos: eles vão continuar?

Depois que o evento foi realizado, a equipe percebeu o bom trabalho que tinha desenvolvido e pensou na possibilidade de dar continuidade aos eventos. No entanto, a comunidade como um todo entendeu que existia algo além desses dois eventos. Hoje, o movimento PET está presente em praticamente todos os cursos de graduação e em todas as regiões do país. Em cada região, os grupos se unem a fim de promover a integração entre todos os grupos que a compõem. Na região Nordeste, por exemplo, o congresso ENEPET tem como objetivo promover a integração dos grupos PET da região em específico. Essa união também existe a nível nacional: o congresso ENAPET, mencionado anteriormente, traz essa mesma ideia que o anterior, mas em uma amplitude maior.

Nesse sentido, os organizadores dos eventos da comunidade PET Civil do Brasil resolveram intensificar a união entre os grupos, tornando essa relação um verdadeiro Movimento que luta pelas causas relacionadas ao Programa de Educação Tutorial, mas que também integra e capacita os participantes. E na mesma ideia de criar um nome característico para essa ação, o mais coerente encontrado foi o simples PET Civil Brasil, como sendo o Movimento e não mais somente o evento.

Logo principal do Movimento.

PET Civil Brasil como um Movimento: o que mudou até hoje?

O Movimento idealizado possui as mesmas propostas dos eventos aqui já citados, onde o foco principal é a integração e a capacitação entre os participantes dos grupos PET do curso de Engenharia Civil do Brasil. Assim, por se tratar de algo mais sério, hoje, o PET Civil Brasil se encontra regulamentado e estruturado pela sua equipe de organização. Em seu regimento, encontra-se a proposta de cada PET Civil participante inserir 2 dos seus membros, a fim de potencializar o crescimento do Movimento e torná-lo mais constituído.

Lembra que os eventos possuíam comissões que atuavam na sua organização? Atualmente, no processo de estruturação do Movimento, as equipes que antes eram responsáveis por seu evento não existem mais. Para isso, foram criadas comissões para o Movimento em si, que são elas: 

  • Coordenação – responsável pela organização das reuniões e pelo bom andamento, funcionamento e diálogo entre as demais comissões;
  • Marketing – responsável pela criação e manutenção da identidade visual do Movimento, bem como por fomentar os seus ideais, para que aumente a quantidade grupos PET presente;
  • Eventos – responsável pela estruturação e realização dos eventos interno e externo do Movimento, sendo eles o Construindo Competências, o PET Civil Brasil entre outros, caso aconteçam.
  • GPAC (Gestão de Pesquisas e Artigos Científicos) – responsável por fomentar e gerenciar a Pesquisa no Movimento, por meio de artigos científicos que apresentem temática tanto sobre atividades realizadas pela sua organização, quanto por algum PET Civil atuante;
  • Integração – responsável pelas integrações entre os grupos PET’s que fazem parte da organização do Movimento.

Desde então, o Movimento vem acontecendo de forma online, já que é o único meio viável e seguro no momento. Por meio de reuniões quinzenais em plataformas virtuais, os participantes se encontram a fim de concretizar o objetivo inicial da idealização, permitindo que uma comissão esteja ciente dos trabalhos que as outras estão realizando. Desse modo, em uma semana acontece a reunião de comissões, na outra, a reunião da organização geral, e assim por diante.

O que se pode dizer sobre os eventos é que a principal meta para a comissão atual é realizá-los novamente. Para isso, os membros organizadores vêm tentando considerar todas as possibilidades para que atenda ao maior número de pessoas, já que, agora, diferentemente do último ano, o tempo que era ocioso está bastante preenchido pelos discentes.

O que o Movimento pode esperar?

Promover a integração e a capacitação entre os grupos PET Civil do Brasil por meio de um Movimento estruturado é uma iniciativa bastante valiosa. Com isso, há um grande impacto positivo gerado: o fato de realizar atividades do porte do PET Civil Brasil fortalece não só o networking entre os petianos, como justifica a importância de existir o Movimento PET como um todo. A ideia é que os grupos ainda não inseridos no Movimento passem a fazer parte dessa idealização, de modo que cresça a relação entre os petianos do curso de Engenharia Civil.

Segundo o Relatório Final da Avaliação do Programa de Educação Tutorial do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), de 2019, existem 842 grupos PET espalhados por todo o Brasil, contando com mais de 32 mil discentes participantes entre os anos de 2013 e 2017. Em uma amplitude menor, são aproximadamente 21 grupos no curso de Engenharia Civil e mais de 1000 discentes.

Nessa perspectiva, é notório que o Programa de Educação Tutorial está presente na vida de muitos estudantes do país e isso não pode parar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE. Avaliação do Programa de Educação Tutorial – PET (Relatório Final). Brasília, DF: 2019. 37p.

PET Engenharia Civil UEM. ConPET Civil. Disponível em: https://petciviluem.com/conpet-civil/. Acesso em 14 ago. 2021.



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