As diferentes áreas em que um engenheiro civil pode atuar

Escrito por: Thalisson Florindo Correia

Nos últimos tempos, muito se é ouvido falar sobre a possibilidade do século XXI ser conhecido como o século das doenças mentais, que se dão por diversos fatores, entre eles o sentimento de não pertencimento a nada, que as vezes pode ser evitado por uma busca mais profunda sobre o causador do sentimento que assola o indivíduo.

Na faculdade, muito se pode ver pessoas desestimuladas por reprovaram em disciplinas que pouco lhes são interessante ou até mesmo ser aprovado em tudo, mas não consegue se sentir satisfeito, como se estivesse perdendo tempo em uma área que não lhe cabe.

No entanto, este texto vem mostrar de forma resumida as diferentes áreas em que um engenheiro civil pode atuar, deixando um pouco de lado a “principal” vertente vista, o canteiro de obras.

Geotecnia

Imagem 01

Fonte: MAPADAOBRA (2017).

Na Geotecnia, se busca entender de uma forma mais específica as condições em que se encontram o solo antes do início da obra, buscando enxergar os cuidados prévios que se deve ter com tal, em busca de sanar qualquer tipo de patologia que possa vir causar, como desabamentos e deslizamentos. Em síntese a área busca, por meio de uma investigação, desde o primeiro momento da obra, ver quais situações podem ou não vir a ocorrer causadas por fenômenos naturais.

Para atuar em tal área se é necessário conhecimentos em Geologia, Hidrologia, Topografia e Geodesia. Urge, também, que se busque pós-graduações para que seja um ótimo profissional na área.

É uma área bastante promissora, tendo em vista que cada vez é mais recorrente a aparição de patologias geradas pela falta de prevenção precoce de um engenheiro especializado.

Gestão ambiental

Imagem 02

Fonte: AMBISIS.

Já no que tange a gestão ambiental, que trás um viés mais voltado para a preocupação com a sociedade e com a natureza, o engenheiro civil por meio do seu conhecimento prévio de obra atrelado a necessidade de preocupação  com o meio ambiente, tendo em vista que os recursos que são utilizados em obra são finitos, busca minimizar os estragos que o ser humano vem trazendo a natureza por meio de um desenvolvimento sustentável desde o possível aproveitamento dos materiais no canteiro de obra até a forma correta de fazer o descarte dos entulho.

Um dos grandes exemplos reais de engenheiros nessa área são as  obras feitas apenas com bambu e tijolo ecológico, cabe destacar que tendo uma especialização, pode-se acabar por ser um engenheiro que cuida de projetos tendo um foco voltado para a minimização de impactos.

Cálculo estrutural

Imagem 03

Fonte: Projetos Estruturais SP (2019)

Quando se fala em cálculo estrutural se vem a cabeça um ambiente mais de escritório, pois é exatamente isso que acontece, um engenheiro calculista, tem um trabalho árduo de dimensionar as estruturas buscando fornecer quais os esforços máximos que tais materiais suportam, tendo que levar em conta cargas que possam aparecer de maneira inesperada, cargas contínuas e o próprio peso do material de que é feito a estrutura para que o engenheiro do canteiro de obra possa seguir o passo a passo deixado no projeto sem que haja empecilhos que possam vir a tardar a finalização da obra com erros de cálculo.

Um dos exemplos de cargas inesperadas que pode ser citada é o caso da ciclovia Tim Maia que acabou por desabar no Rio de Janeiro depois de uma ressaca do mar, pois o responsável pela obra não pôs em seus cálculos, forças excedentes vindas de baixo para cima.

Hidráulica

Imagem 04

Fonte: NeoWater (2022)

Se tratando da área da hidráulica podemos citar a parte da execução do abastecimento e tratamento de água e sistema de esgotos. Voltado para área de obras também há serviço, em que possui papel fundamental no abastecimento de água de um prédio, por exemplo; determinando quais os materiais mais convenientes, como tubulações e encanamentos.

Cabe destacar também a possibilidade de o engenheiro poder projetar barragens. A engenharia hídrica vem ganhando cada vez mais força no mercado, tendo em vista, que ao passar dos tempos, cada vez mais se fala sobre a necessidade de uma boa gestão da água.

Infraestrutura de transportes

Imagem 05

Fonte: Educa Mais Brasil (2021)

Esta é uma ótima área para quem se identifica, levando como argumento que o setor de transportes para engenheiro costuma vir a empregar mesmo em situações de crise. Neste ramo o engenheiro projeta, constrói e faz manutenção de rodovias, estradas, ferrovias, aeroportos entre outras redes de transporte. O engenheiro responsável por tais obras, tem papel de escolha de materiais, tentando atrelar sempre a qualidade ao custo-benefício, além de fazer cálculos da estrutura.

Ensino acadêmico

Imagem 06

Fonte: AFIPEA (2018)

Para formar novos profissionais que irão atuar no mercado comercial, é necessário ter bons professores para ensinar os graduandos e muitos dos próprios engenheiros se encantam por tal área e acabam por decidir ficar no ramo acadêmico, podendo por meio de uma pós-graduação vir a dar aulas no ensino superior. Urge, destacar que o Ministério da Educação (MEC) diz ser necessário um curso para formação pedagógica.

E além de lecionar, o Engenheiro que trabalha no Ensino Superior também realiza pesquisa científica, orienta trabalhos e participa de congressos que são meios de estimular o segmento e o mercado.

Referências

ESTÁCIO. Conheça as diferentes áreas de atuação do engenheiro civil. Estácio, 2021. Disponível em: https://blog.estacio.br/exatas/areas-de-atuacao-do-engenheiro-civil/?gclid=CjwKCAjw_YShBhAiEiwAMomsEBdZdGl94DToAUqayHQVd4nem69nzX1w123B_sQbRAIuncHNmDgvmhoCCPUQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds. Acesso em: 13 de março de 2023. 

UNIT. Conheça as áreas de atuação da Engenheira Civil. Estácio, 2021. Disponível em: https://www.unit.br/blog/conheca-areas-de-atuacao-da-engenharia-civil. Acesso em: 13 de março de 2023. 

ENGEDUCA. Contribuições da engenharia civil para o meio ambiente. Engeduca, 2017. Disponível em: https://engeduca.com.br/contribuicoes-da-engenharia-civil-para-o-meio-ambiente/. Acesso em: 13 de março de 2023.

ENGEDUCA. Engenharia civil e a infraestrutura nos meios de transporte. Engeduca, 2017. Disponível em: https://engeduca.com.br/engenharia-civil-e-infraestrutura-nos-meios-de-transporte/. Acesso em: 13 de março de 2023.

NAPRÁTICA. Profissão professor: por que este engenheiro trocou o campo pela docência. Na Prática.org. Disponível em: https://www.napratica.org.br/profissao-professor-engenheiro-docencia/amp/. Acesso em: 13 de março de 2023.

Deixe um comentário